Setecidades Titulo Memória
ETI Lauro Gomes. A turma de 1984. Quarenta anos. Para celebrar... ...e sem bullying.

A celebração neste sábado será no último restaurante típico da extinta Rota do Frango com Polenta

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
12/04/2025 | 06:10
Compartilhar notícia

ouça este conteúdo

Memória preservada

Texto: Ricardo Criez

A Turma de 1984 da ETI Lauro Gomes vai se encontrar às 19h30, no restaurante Capassi, no bairro Batistini, em São Bernardo. Uma volta às origens, já que as primeiras festas (1995, 2000 e 2005) ocorreram no restaurante Santo Antonio, que não existe mais.

O grupo reúne mais de 300 pessoas. O que vale é o espírito etiano, ter estudado e frequentado os blocos da Escola Técnica Industrial. E quantas memórias relembradas nessa rede social, cada membro dando sua contribuição.

Saltou aos olhos um depoimento sobre os trotes que eram aplicados na ETI, nos quais, entre outras coisas, os calouros eram obrigados a raspar o cabelo. Quem conta é o ex-aluno do curso de Mecânica Claudio Cacioli, que citou o nome do autor das maldades, aqui omitido.

Um brutamontes

Texto: Claudio Cacioli

No meu primeiro ano de ETI, em 1981, havia dias em que eu acordava e queria chorar só de pensar em veteranos me enchendo o saco e ter de ficar o dia inteiro com todos aqueles caras estranhos. 

Naquele ano, além de tudo, tinha um veterano punk que andava de coturno e cabelos arrepiados, que sempre mostrava os dentes e falava com raiva. 

Um dia, ele encostou vários “bichos” na parede do Bloco 3 e começou a gritar impropérios, até que um deles virou e reclamou. 

O veterano ficou alterado e cuspiu no cara. Nesta hora, saímos correndo e fomos avisar o inspetor Jairo. Ao descrevermos a cena, Jairo nos disse: "O veterano está fazendo isso? Deixem-no brincar um pouco." E não fez nada. Naquela hora eu pensei: ''o inferno realmente é aqui''."

Não existia a palavra bullying. Mas era uma prática mais pesada do que nos atuais tempos. E pior: considerada normal por todos e não combatida pela escola. 

O trote oficial e o corte obrigatório do cabelo dos calouros só foram abolidos na Lauro Gomes em 1985.

Crédito da foto 1 – Divulgação: Ricardo Criez

JUBILEU DE PRATA. O encontro de 2010 realizado no Bloco 3 da ETI. Entre os presentes, os organizadores Ricardo Criez e José Henrique Bertoni Junior. E os professores homenageados: João Rossi (Mecânica), Ricardo Paulo Brzozowski (Eletrônica), Irene Scaranto Augusto Silva (Língua e Literatura), Vilma Tsuha (dirigente do Centro Paula Souza) e Jitsunori Tsuha (Eletrotécnica)

NAS ONDAS DO RÁDIO

Cyro Monteiro.

E os programas da Record.

Nos bastidores...

...entrevistando os artistas...

...o jovem Parron!

 Texto: Milton Parron

No programa Memória de amanhã vou apresentar uma entrevista com o cantor e compositor Cyro Monteiro gravada com ele em 1972, exatamente um ano antes de sua morte no dia 13 de julho de 1973, aos 60 anos de idade.  

Eu conheci esse extraordinário artista, cantor e compositor em 1965 quando ele apresentava, ao lado da querida Elizeth Cardoso, o programa Bossaudade na TV Record.  

Semanalmente eu ia ao Teatro Record, na Rua da Consolação, de onde o programa era transmitido.  Aliás, eu ia a todos os programas que eram produzidos pela chamada Equipe A integrada por Antonio Augusto Amaral de Carvalho (Tuta) Newton Travesso, Manoel Carlos e Raul Duarte.  

A incumbência me fora dada pelo sr. Tuta, dono da Jovem Pan, emissora onde eu era repórter em início de carreira.  

Minha pauta era entrevistar artistas e autoridades convidadas para participar de todos aqueles programas, O Fino da Bossa, Guerra é Guerra, Show em Si...monal, Hebe, Bossaudade, Jovem Guarda etc.  

Acabei me tornando amigo da maioria daqueles apresentadores.  

Cyro Monteiro integra a galeria dos grandes nomes da MPB, entre os quais Chico Alves, Vicente Celestino, Silvio Caldas, Orlando Silva, Carmen e Aurora Miranda, Linda e Dircinha Batista, Isaurinha Garcia, Odete Amaral, Nelson Gonçalves, e outros.    

A história de vida, pessoal e artística, de Cyro Monteiro é muito rica e vocês vão gostar, tenho certeza porque ele próprio, com muita graça é quem conta além de também cantar – seus sucessos, claro.   

Memória - Produção e apresentação: Milton Parron. Rádio Bandeirantes em 86.3 e 90.9. Amanhã, às 7h; sexta-feira, às 23h. Disponível nas principais plataformas digitais, no Spotify e no Apple Podcast.

Semana Santo André 2025

Crédito da foto 2 – Folha do Povo; acervo: Adelino Faccioli

ACIDENTE. Ônibus invade calçada da Rua Bernardino de Campos, bem em frente à clínica dentária dos Stamato: manchete para a Folha do Povo

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 12 de abril de 1995 – Edição 8985

MANCHETE – Previdência admite teto de dez mínimos a aposentados.

RIBEIRÃO PIRES – Prefeitura autuada por movimentar terra em área de mananciais.

SÃO CAETANO – Pró-Memória abre a exposição “Salas de Cinema”, com fotos dos Cines Max, Central, Colonial e Lido, e vídeo produzido por Atilio Santarelli, do Canal 10.

EM 12 DE ABRIL DE...

1905 – Terça, 10. Vapor nacional Rud chegava ao Porto de Santos, vindo de Florianópolis, com vários gêneros aos cuidados de Victor Breithaupt & Cia.

NOTA DA MEMÓRIA – Victor Breithaupt fez história na Estação Rio Grande (da Serra), onde é nome de rua. Dra. Gisela Leonor Saar, historiadora local, descende dos Breithaupt.

1955 – Anita Malfatti inaugurava exposição com seus trabalhos mais recentes. A pintora tinha um nome intimamente ligado à história da arte moderna no Brasil e vivia na Vila Conceição, em Diadema.

“Ela saia de casa pela manhã com uma flor, que era dada à primeira pessoa que encontrasse”, contou certa vez à Memória a professora Sylvia Ramos Esquivel, historiadora de Diadema, esposa do primeiro prefeito da cidade, Evandro Caiaffa Esquivel.

1930 - Inaugurada a Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santo André, na casa número 2 da Rua General Glicério. Nuno Henriques foi seu primeiro presidente.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

Na Bahia, hoje é o aniversário de Aiquara, Dário Meira, Gongogi, Licínio de Almeida, Presidente Dutra e Serra Dourada.

No Rio Grande do Sul, Arroio dos Ratos, Capão da Canoa, Erval Seco, Nova Araçá e Severiano de Almeida.

E mais: Bocaiuva do Sul (PR), Penedo e Porto Calvo (AL), São Felix de Balsas (MA) e São José do Piauí (PI), 

HOJE

Dia da Intendência do Exército Brasileiro

Dia do Corpo de Engenheiros e Técnicos Navais da Marinha

Dia do Humorista, na data do nascimento de Chico Anísio

Dia da Parteira ou Dia do Obstetra.

São Júlio 1º

12 de abril

Foi papa no século 4º.

Ilustração: Franciscanos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;